terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA (Paulo Freire)

Paulo Freire, em seu livro, "Pedagogia da Autonomia", faz uma reflexão crítica sobre a prática educativa. Segundo ele, existem diferentes tipos de educadores: os críticos, os progressistas e os conservadores, e, apesar destas diferenças, todos necessitam de saberes comuns, dosar a teoria e prática; criar possibilidades para o aluno produzir ou construir conhecimentos; reconhecer que ao ensinar, se está aprendendo, sendo este posicionamento de grande importância.

Segundo Paulo Freire, o professor deve propiciar condições aos alunos (no livro, ele refere-se a educandos), em suas relações com os outros e com o professor, de treinar a experiência de ser uma pessoa social, que pensa, se comunica, tem sonhos, que tem raiva e que também é capaz de amar.

A construção do saber, depende da importância que o professor dá ao social, à comunidade, aproximação com a vivência do aluno.

Paulo Freire finaliza dizendo que a atividade docente é uma atividade alegre por natureza, mas com uma formação científica séria e com clareza política dos professores.

Enfim, este é um livro muito bom!!!

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